CBO nº 3250-15 (perfumista):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

3: Técnicos de nivel médio

SubGrupo principal:

32: Técnicos de nível médio das ciências biológicas, bioquímicas, da saúde e afins

SubGrupo:

325: Técnicos de bioquímica e da biotecnologia

Família:

3250: Enólogos, perfumistas e aromistas

Ocupação:

3250-15: Perfumista

Sinônimos:

Código Sinômino
3250-15 Criadores de perfumes

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade B (desenvolver aromas e fragrâncias): avaliar compatibilidade das matérias-primas com a base (produto final); avaliar compatibilidade entre matérias-primas (compostos químicos, naturais e sintéticos); avaliar estabilidade de fragrâncias após aplicação na base (produto final); avaliar perfil degustativo das matérias-primas, do produto final e das primeiras produções; avaliar perfil olfativo das matérias-primas, do produto final e das primeiras produções; definir quantidade de matérias-primas em cada fórmula; interpretar resultados de pesquisa de mercado; interpretar ´briefing´ (necessidades do cliente); pesar fórmulas em laboratório para avaliação;

Grade C (desenvolver atividades de pesquisa): pesquisar matérias-primas e tecnologias para fórmulas de aromas e fragrâncias; realizar análise sensorial dos produtos de mercado e lançamentos;

Grade E (prestar suporte técnico a clientes internos e externos): elaborar descrição técnica dos componentes naturais e sintéticos presentes nos aromas e fragrâncias; prestar assessoria técnica à área comercial no atendimento a clientes; prestar consultoria técnica à área industrial; qualificar pessoal nas atividades de laboratório de criação e de aplicação; rastrear falhas nos aromas, nas fragrâncias e na base (produto final); sugerir modificações nos aromas, nas fragrâncias e na base (produto final); sugerir utilização de aromas e fragrâncias desenvolvidas;

Grade F (coordenar ações para o cumprimento de normas legais): avaliar resultados de controles analíticos realizados nos laboratórios; elaborar processos para registro da empresa;

Grade G (desenvolver atividades de divulgação): avaliar vinhos e derivados da uva e do vinho, aromas e fragrâncias em congressos nacionais e interna; ministrar cursos, treinamentos, palestras e conferências em sua área de atuação;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): autocontrolar-se; comunicar-se em língua estrangeira; demonstrar capacidade de concentração; demonstrar capacidade de tomar iniciativa; demonstrar capacidade de trabalhar em equipe; demonstrar capacidade sensorial aguçada; demonstrar criatividade; demonstrar espírito de liderança; manter-se atualizado quanto à legislação específica do setor;

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