Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
2: Profissionais das ciências e das artes
26: Comunicadores, artistas e religiosos
261: Profissionais da comunicação e da informação
2617: Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais
2617-30: Repórter de mídias audiovisuais
| Código | Sinômino |
|---|---|
| 2617-30 | Rádio repórter |
| 2617-30 | Repórter de rádio |
| 2617-30 | Repórter de rádio e tv |
| 2617-30 | Repórter de televisão |
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Grade A (apresentar programas e noticiários): animar o programa; apresentar programações diversas; delimitar o conteúdo; fazer enquete; interpretar o conteúdo da apresentação; ler o texto no ar; noticiar fatos; operar equipamentos (mesa de som e outros);
Grade B (comentar os fatos): levantar informações e dados; opinar a respeito do evento; organizar as informações; participar de debates e mesas redondas;
Grade C (narrar transmissão de eventos): analisar fatos, notícias e eventos; construir a cena; descrever o evento; reproduzir o fato ocorrido durante o evento;
Grade D (entrevistar pessoas): adequar o tempo da entrevista; elaborar o roteiro da entrevista; envolver o entrevistado; formular perguntas; instruir o entrevistado; interromper o entrevistado; provocar o entrevistado; rebater o entrevistado; sugerir nomes para entrevistas;
Grade E (anunciar produtos e serviços): relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia);
Grade F (apresentar eventos): mediar debates;
Grade G (preparar conteúdo para apresentação): checar as informações; editar material gravado; editar textos; ensaiar a apresentação; fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção; gravar reportagens; participar da definição da pauta; passar o texto; redigir a notícia;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): demonstrar acuidade auditiva; demonstrar capacidade de administrar tempo; demonstrar capacidade de comunicação; demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos; demonstrar capacidade de emocionar o público; demonstrar capacidade de expressão corporal; demonstrar capacidade de expressão oral; demonstrar capacidade de observação técnica; demonstrar capacidade de propor soluções; demonstrar capacidade de síntese; demonstrar capacidade de tomar decisões; demonstrar capacidade e interagir com público e pares; demonstrar cordialidade; demonstrar credibilidade; demonstrar dinamismo; demonstrar facilidade de relacionamento humano; demonstrar flexibilidade; demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto; demonstrar imparcialidade; demonstrar qualidade de vo ze dicção;