Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
1: Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
14: Gerentes
142: Gerentes de áreas de apoio
1423: Gerentes de comercialização, marketing e comunicação
1423-30: Analista de negócios
| Código | Sinômino | 
|---|---|
| A ocupação nº 1423-30 não possui sinônimo(s). | |
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Grade A (elaborar plano estratégico das áreas de negócios e /ourelacionamentos): analisar contexto; analisar fatores econômico-financeiros; analisar tendências do mercado; detectar expectativas e necessidades; elaborar recomendações de ações e soluções; estabelecer metas e indicadores de desempenho; estabelecer políticas e procedimentos de comunicação; identificar necessidade de recursos; pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos; pesquisar mercado; planejar racionalização do uso de recursos; revisar planos;
Grade B (implementar atividades de negócios e relacionamentos): analisar demanda do cliente; negociar com clientes; negociar com partes interessadas; realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários); relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros; subsidiar desenvolvimento de novos produtos; subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
Grade C (implantar ações de relações públicas e ouvidoria): administrar conflitos entre partes; encaminhar solicitações aos responsáveis; estabelecer diálogo; mediar conflitos; realizar escuta ativa;
Grade D (coordenar atividades de negócios e relacionamentos): acompanhar atuação da concorrência; acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública); gerir nível de satisfação do cliente; monitorar metas e indicadores de desempenho; monitorar participação da empresa e de produtos no mercado; monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas;
Grade E (assessorar diretoria e setores da organização): atender a auditoria interna e externa; avaliar alternativas de soluções; dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização; elaborar relatórios; negociar condições e prioridades de projetos; realizar estudo de viabilidade; redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
Grade G (gerenciar recursos humanos): detectar necessidades de capacitação profissional;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): agir com empatia; demonstrar capacidade de abstração; demonstrar capacidade de negociação; demonstrar capacidade de organização; demonstrar capacidade de raciocínio analítico; demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal; demonstrar capacidade de síntese; demonstrar criatividade; demonstrar flexibilidade; demonstrar habilidades comunicativas; demonstrar visão sistêmica; liderar pessoas; pensar estrategicamente; saber ouvir; tomar decisões; trabalhar em equipe;