Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
1: Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
14: Gerentes
142: Gerentes de áreas de apoio
1423: Gerentes de comercialização, marketing e comunicação
1423-20: Gerente de vendas
| Código | Sinômino | 
|---|---|
| 1423-20 | Gerente de área de vendas | 
| 1423-20 | Gerente de departamento de vendas | 
| 1423-20 | Gerente de exportação | 
| 1423-20 | Gerente de mercado | 
| 1423-20 | Gerente distrital de vendas | 
| 1423-20 | Gerente geral de vendas | 
| 1423-20 | Gerente nacional de vendas | 
| 1423-20 | Gerente regional de vendas | 
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Grade A (elaborar plano estratégico das áreas de negócios e /ourelacionamentos): analisar tendências do mercado; elaborar orçamentos; estabelecer metas e indicadores de desempenho; estabelecer política comercial; identificar necessidade de recursos; pesquisar mercado; planejar campanhas de vendas; planejar campanhas publicitárias; planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários); planejar racionalização do uso de recursos; revisar planos;
Grade B (implementar atividades de negócios e relacionamentos): assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing; criar programas e ações de fidelização de clientes; implementar campanhas institucionais e publicitárias; implementar serviços de atendimento a clientes; negociar com clientes; realizar ações para ampliação de participação no mercado; realizar campanhas de vendas; realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
Grade D (coordenar atividades de negócios e relacionamentos): acompanhar atuação da concorrência; coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções; coordenar serviços de atendimento a clientes; gerir nível de satisfação do cliente; monitorar a execução de serviços de terceiros; monitorar contratos; monitorar metas e indicadores de desempenho; monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas;
Grade E (assessorar diretoria e setores da organização): atender a auditoria interna e externa; dar suporte na elaboração das metas orçamentárias; dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização; elaborar relatórios; negociar condições e prioridades de projetos; promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade; redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos; representar empresa e/ou organização publicamente;
Grade F (administrar recursos materiais e financeiros): administrar orçamentos; autorizar pagamentos; captar recursos; gerir lucratividade; otimizar custos e recursos;
Grade G (gerenciar recursos humanos): avaliar desempenho; avaliar nível de satisfação da equipe; cobrar resultados da equipe; definir perfis profissionais; delegar atribuições; detectar necessidades de capacitação profissional; dimensionar equipe; entrevistar candidatos; examinar currículos; formular plano de incentivos; gerenciar equipes; gerenciar remanejamentos; identificar necessidade de contratação de pessoal; listar atividades de cargos / funções;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): agir com empatia; demonstrar capacidade de abstração; demonstrar capacidade de negociação; demonstrar capacidade de organização; demonstrar capacidade de raciocínio analítico; demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal; demonstrar capacidade de síntese; demonstrar criatividade; demonstrar flexibilidade; demonstrar habilidades comunicativas; demonstrar visão sistêmica; liderar pessoas; pensar estrategicamente; saber ouvir; tomar decisões; trabalhar em equipe;