Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
1: Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
14: Gerentes
141: Gerentes de produção e operações
1415: Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação
1415-05: Gerente de hotel
| Código | Sinômino | 
|---|---|
| 1415-05 | Administrador (serviço de hospedagem) | 
| 1415-05 | Administrador de camping | 
| 1415-05 | Administrador de empresas de hospedagem | 
| 1415-05 | Dono de hotel - conta própria | 
| 1415-05 | Dono de motel - conta própria | 
| 1415-05 | Gerente de apart hotel | 
| 1415-05 | Gerente de ecoresort | 
| 1415-05 | Gerente de estância | 
| 1415-05 | Gerente de hotel fazenda | 
| 1415-05 | Gerente de hotel residencial | 
| 1415-05 | Gerente de resort | 
| 1415-05 | Gerente de termas | 
| 1415-05 | Proprietário - nos serviços de alojamento - empregador | 
| 1415-05 | Proprietário - nos serviços de hospedagem - empregador | 
| 1415-05 | Proprietário de hotel - conta própria | 
| 1415-05 | Proprietário de hotel - empregador | 
| 1415-05 | Proprietário de motel - conta própria | 
| 1415-05 | Sócio-proprietário - nos serviços de alojamento - empregador | 
| 1415-05 | Sócio-proprietário - nos serviços de hospedagem - empregador | 
| 1415-05 | Sócio-proprietário de hotel - conta-própria | 
| 1415-05 | Sócio-proprietário de hotel - empregador | 
| 1415-05 | Sócio-proprietário de motel - conta própria | 
| 1415-05 | Sócio-proprietário de motel - empregador | 
| 1415-05 | Subgerente de hotel | 
| 1415-05 | Tecnólogo em hotelaria | 
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Grade A (gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes): controlar desperdícios; controlar qualidade dos serviços; definir políticas de atendimento a clientes; inspecionar apresentação pessoal dos funcionários; medir satisfação do cliente; supervisionar atividades de recreação e lazer; supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática); supervisionar serviços de eventos; supervisionar serviços de governança; supervisionar serviços de recepção; supervisionar serviços de reservas; tratar sugestões e reclamações de clientes;
Grade B (promover vendas de produtos e serviços): analisar previsões de mercado; avaliar destinos, produtos e serviços prestados; definir parcerias com outras empresas; definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços; definir produtos, serviços e preços; identificar segmentos de turismo; montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos); participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos; relacionar-se com a mídia; representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
Grade C (coordenar áreas operacionais de hotéis e restaurantes): coordenar execução de obras; definir padrões de serviços em hotéis; definir prioridades de execução dos serviços; definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos; programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
Grade D (administrar área de alimentos e bebidas): coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas; degustar alimentos e bebidas; elaborar cardápio; elaborar carta de bebidas; pesquisar novas receitas; supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas; supervisionar estoque de alimentos e bebidas; supervisionar preparação de receitas; supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
Grade E (executar rotinas administrativas): atender auditorias; atender fiscalizações; avaliar relatórios de desempenho; controlar documentação; controlar estoque do almoxarifado; controlar inventários; definir critérios de avaliação dos serviços; elaborar relatórios gerenciais;
Grade F (administrar pessoal): administrar andamento de questões trabalhistas; aprovar escalas de serviços, férias e treinamento; avaliar necessidade treinamento; criar planos de incentivo; decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários; definir benefícios aos funcionários; definir critérios de seleção de pessoal; definir equipes de trabalho; monitorar treinamento de funcionários; promover reuniões da equipe; viabilizar treinamento;
Grade G (gerenciar compras): atender fornecedores; autorizar compras; avaliar produtos e serviços adquiridos; coordenar logística para recebimento de produtos; definir fornecedores; montar cadastro de fornecedores; negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
Grade H (administrar recursos financeiros): acompanhar aplicações financeiras; acompanhar fluxo de caixa; alocar recursos; avaliar relatórios de atividades financeiras; elaborar orçamento;
Grade I (prestar assessoria): fomentar parcerias com órgãos públicos e privados; participar da elaboração de normas e procedimentos; participar da elaboração de políticas de cargos e salários; participar da promoção de ações sociais; participar na avaliação da política de marketing; participar na definição da política financeira da empresa; participar na elaboração de planos de emergência; participar na elaboração do plano estratégico; propor investimentos; propor reformas de instalações;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): administrar conflitos; assumir responsabilidade; demonstrar capacidade de negociação; demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal; demonstrar dinamismo; demonstrar fluência verbal; demonstrar senso de organização; liderar equipes; motivar equipes; tomar decisões;